As tecnologias são para essa geração uma forma natural de aprender, por isso temos o dever, enquanto educadores, de aproveitar as boas possibilidades que elas oferecem e orientar as crianças e jovens para utilizá-las de forma equilibrada e responsável. Este blog é um espaço de aprendizagem, interação e comunicação da turma do 4º ano 42 do Colégio E. Pe. Colbachini. As famílias e visitantes estão convidados a participar, deixando comentários sempre que desejarem.
GASPAR foi o nome escolhido para o nosso monstrinho através de eleição da turma. Montamos um painel com os bons e maus comportamentos, além de outros combinados que discutimos em grupo.
Então, Galera do 4º ano, vamos ensinar o GASPAR como se comportar na escola? Sabe como?
Hoje teve contação de histórias. E o personagem, um Monstrinho barulhento e bagunceiro, invadiu a sala de aula. Um Monstrinho que não sabe se comportar, por isso decidimos criar as regras da turma para ensinar ao Monstrinho e a todos os colegas como se portar para a boa convivência nesse ano. Tivemos uma conversa coletiva e debate em pequenos grupos para que essas regras sejam construídas de forma colaborativa. Cada um deverá participar da construção e cumprir os combinados.
Depois sorteamos quem levaria o Monstrinho para passear na sua casa e a sorteada foi a Emanuele. A tarefa de casa é desenhar o monstro e pensar num nome para ele. Depois elegeremos o mais interessante para batizá-lo. Amanhã vamos continuar a construção das regras , depois vamos socializar o resultado aqui no blog.
E então, vamos colocar a imaginação a funcionar e batizar o nosso Monstro? Vamos pensar o que é importante todos respeitarem para o bom andamento desse ano?
A primeira semana de aula foi dedicada à acolhida, integração e avaliações de sondagem do conhecimento. Foi muito bom, só difícil aguentar tanto calor. Até aproveitamos para fazer arte com um leque, unindo o útil ao agradável.
Durante esse ano vamos ter a companhia do caderno, do livro. O que vamos escrever nele? Lindas histórias? Boas aprendizagens? Cuide bem do seu amigo! E aprenda a canção!
É com muita alegria que iniciamos as aulas. Estou feliz por convivermos juntos nesse ano, que será muito melhor se pudermos carregar somente coisas boas em nossos corações. Aprender a respeitar a si mesmo e aos outros é a maior aprendizagem, porque o que vale é ser feliz, não é mesmo?
Todos carregamos sonhos em nosso coração, cada um é diferente do outro e nós precisamos respeitar as diferenças. O sonho que carrego em meu coração para esse ano é que eu possa compartilhar conhecimentos e ajudar cada um de vocês a ser curiosos para aprender muitas coisas legais e a desenvolver seus talentos.