As tecnologias são para essa geração uma forma natural de aprender, por isso temos o dever, enquanto educadores, de aproveitar as boas possibilidades que elas oferecem e orientar as crianças e jovens para utilizá-las de forma equilibrada e responsável. Este blog é um espaço de aprendizagem, interação e comunicação da turma do 4º ano 42 do Colégio E. Pe. Colbachini. As famílias e visitantes estão convidados a participar, deixando comentários sempre que desejarem.

domingo, 31 de julho de 2016

Palavras fazem mágica


Olá, Galera!

Estamos  de volta para a segunda metade do ano letivo, depois de um descanso merecido. É muito importante dedicar esforço para aprender todos os conteúdos que são importantes. Mas também muito importante é aprender a conviver. Para isso devemos ser gentis uns com os outros. Sempre é bom lembrar que devemos tratar os outros da mesma forma que gostamos de ser tratados. Que tal nos propormos a usar com mais frequência aquelas palavrinhas mágicas? E exercitarmos a bondade no nosso dia a dia?  Bom retorno!

Esse é o painel que construímos com as nossas palavras mágicas. 




domingo, 17 de julho de 2016

Amor pelo Rio Grande do Sul

A Sofia escreveu um texto bonito declarando seu amor pelo Rio Grande do Sul.  Lindo,Sofia! Parabéns!


quarta-feira, 13 de julho de 2016

Vem aí a Festa Junina. Saiba mais!



Oba! Festa Junina é tudo de bom! Muita pipoca, quentão e diversão! Dança da quadrilha, brincadeiras, comilança! Veja a origem e as tradições da Festa Junina, que nesse ano , na escola, será "julina"

Divirta-se a aprenda com os jogos abaixo. 



Sobre ser menino e menina ...

Nós lemos o livro Escola de príncipes encantados, do Eliandro Rocha, que nos trouxe reflexões sobre as escolhas que às vezes são difíceis, porque nem todos aceitam as diferenças e esperam que todos sejam iguais.O livro abaixo também nos faz refletir sobre o mesmo tema. Leia e pense sobre o assunto.   
Para ampliar a tela clique nas flechinhas do canto direito



A indústria



A indústria é o local (fábrica) onde ocorre a transformação de matérias-primas em produtos elaborados pelo homem para fins comerciais. Nesses estabelecimentos, os funcionários e as máquinas são responsáveis pela produção de diversos objetos, alimentos, roupas, calçados, remédios, carros, etc.

A atividade industrial é muito importante, pois através dela vários objetos de grande utilidade para o homem são produzidos. Outro ponto positivo é que ela proporciona emprego para várias pessoas.


No entanto, a expansão industrial tem provocado vários problemas ambientais. Os gases emitidos pelas fábricas têm poluído a atmosfera e boa parte dos efluentes (esgoto) é lançada nos rios sem o devido tratamento. 


Existem indústrias em diversos pontos do planeta, produzindo os mais variados produtos. 



As indústrias são classificadas de acordo com seu foco de produção. Sendo assim, temos as indústrias de bens de produção e as indústrias de bens de consumo.
Responsáveis pela transformação de matérias-primas brutas em matérias-primas processadas, as indústrias de bens de produção são consideradas a base do segmento industrial.

Essas indústrias extraem matéria-prima da natureza (madeira, óleos, plantas, petróleo, etc.), além de transformar e fornecer bens para a estruturação de outras indústrias. São exemplos de indústrias de bens de produção a metalúrgica, siderúrgica e a petroquímica.
As indústrias de bens de consumo são aquelas que têm sua produção direcionada para os consumidores. Esse segmento visa fornecer objetos diretamente para o mercado consumidor. Elas podem ser divididas em:

Indústrias de bens duráveis: fabricam produtos não perecíveis, tais como carros, eletrodomésticos, mobílias, entre outros.

Indústrias de bens não duráveis: produzem mercadorias de primeira necessidade, como, por exemplo, alimentos, bebidas, roupas, sapatos, remédios, etc.

 Fonte : http://escolakids.uol.com.br/a-industria.htm

Em Nova Bassano, a indústria que predomina é a metalurgia. Veja abaixo.

sábado, 9 de julho de 2016

Encontro com o autor Eliandro Rocha


Nosso encontro com o escritor Eliandro Rocha foi assim. Ganhamos autógrafos e  conversamos muito sobre o livro ,leitura  e escrita e até jogamos futebol com ele. 


A turma 41 encenou o livro. Foi muito legal!















Escola de Príncipes Encantados

O livro que  adquirimos  na Feira do Livro 2016 foi o Escola de Príncipes Encantados, do autor Eliandro Rocha. Conta a história de um príncipe que não queria ser príncipe e se apaixonou por uma princesa que também não queria ser princesa. Os dois eram parecidos porque tinham coragem de fazer suas próprias escolhas. O príncipe Valentino, escolheu ser costureiro, enquanto a princesa Sofia preferiu construir castelos.  E assim eles foram felizes.

Releitura no cartaz da porta

A história nos inspirou a escrever poemas. Vejam alguns.







Também fizemos releituras do livro. Clique no livro para ver.

Atividades a Partir do Livro Minha Avó Tecia o Mundo

O livro Minha Avó Tecia o Mundo nos proporcionou  muitas emoções e aprendizagens.
Nós construímos cataventos com folhas de abacateiro, que no livro, tem uma simbologia muito especial. O abacateiro é uma árvore que dá frutos no inverno e resiste ao frio. E o catavento só roda se caminharmos de encontro ao vento, da mesma forma que nossos sonhos só se realizam se lutarmos por eles.




                                      Nossas releituras do livro Minha avó Tecia o Mundo


Nós também escrevemos poemas inspirados na história. Clique sobre as imagens para ler as poesias.
























O grande momento foi o encontro com o autor do livro, Pablo Morenno, que veio nos visitar no último dia da Feira do Livro. Foi muito legal poder conversar de perto. 

Nós lemos alguns poemas para o escritor Pablo |Morenno

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Hino do Colégio Colbachini



HINO DO COLÉGIO COLBACHINI

ESCOLA COLBACHINI, NÓS TE SAUDAMOS
ÉS UM TESOURO QUE ESTÁ EM NOSSA TERRA
JUNTO DE TI, NÓS TODOS IRMANAMOS
A FÉ, O AMOR E A CULTURA QUE PROSPERA

UM MISSIONÁRIO, ITALIANO, PLANTOU BOA SEMENTE
CUMPRIU SUA MISSÃO
SURGIU A GRANDE ESCOLA, RECEBEU O SEU NOME
ESTÁ ENRAIZADA COM FIRMEZA NESTE CHÃO.

ESTRIBILHO
ESCOLA COLBACHINI, ÉS CENTRO DE CULTURA
ÉS UM EDUCANDÁRIO
TU EVANGELIZAS FORMAS E EDUCAS
O TEU NOME TAMBÉM É MISSIONÁRIO

TU TE ACONCHEGASTE JUNTO À NATUREZA
ACOLHES A TODOS COM TEUS BRAÇOS ABERTOS
DÁS O EXEMPLO DE AMOR E GRANDEZA
MOSTRAS A TODOS O CAMINHO CERTO

PESSOAS ILUSTRES, QUE ESTÃO AQUI E LÁ FORA
POR AQUI E PASSARAM E VEM TE AGRADECER
TE GUARDAM COM AMOR, NO CORAÇÃO, NA HISTÓRIA
POIS TU ENSINASTE VIDA A VENCER

ESTRIBILHO...

ÉS TAMBÉM EXEMPLO DE LUTA E DE TRABALHO
TEUS MEMBROS SE UNEM DANDO-SE AS MÃOS
SÃO FRUTOS COLHIDOS, SONHOS REALIZADOS
ÉS BERÇO DE PAZ, DE AMOR E DE UNIÃO

ÉS FORTE ALAVANCA DA TERRA BASSANENSE
ÉS ASTRO LUMINOSO, NOSSA ESTRELA GUIA
QUE OS ANJOS E OS HOMENS EM TUA HOMENAGEM
CANTEM A PRECE DA AVE MARIA